![]() |
Técnica da salga na conservação dos alimentos |
Antigamente, quando não existia geladeira, a conservação dos alimentos acontecia de vários modos. Um deles, considerado o principal é a técnica da salga, onde se salgavam as carnes e as deixavam em algum lugar sem a presença da luz e do calor. Na carne de porco, deixava a carne envolta por gordura e ela não se estragava. Nessa técnica, quando utilizada pelos brasileiros, acontecia uma exposição ao sol até secar, o que deu origem a carne de sol, muito consumida na região nordeste do Brasil. No caso de frutas, verduras e grãos, se colhia apenas o que fosse ser consumido, para não haver sobras nem desperdício.
![]() |
Frutas, verduras e grãos recém colhidos armazenados em cesto |
O nome 'geladeira' surgiu da profissão "geladeiro", que era quem buscava a neve nas montanhas para a conservação de alimento nas casas dos ricos europeus, no século XVIII. Os geladeiros até guardavam neves dentro de poços para vender no verão. Mas apenas no século XIX surgiram as primeiras geladeiras.
A primeira geladeira teve sua invenção ocasionada pela cerveja. Uma fábrica australiana de bebida contratou o também australiano James Herrison para construir um sistema que mantesse a temperatura e refrigerasse o produto, usando o princípio da compressão de vapor. Depois, foi criado o primeiro sistema refrigerador para a indústria de carnes, em um frigorífico de Chicago, em 1854, e alguns anos mais tarde, nos EUA, o sistema foi aperfeiçoado, permitindo a refrigeração de outros produtos.
![]() |
Geladeira |
Até o momento, a geladeira era usada apenas para fins industriais. A primeira geladeira doméstica surgiu em 1913 e foi chamada de “Domelre” (Domestic Electric Refrigerator), nome que foi substituído posteriormente por Kelvinator, o nome que ficou para sempre usado como sinônimo dessa invenção nos EUA.
Já no Brasil, a partir da década de 30, a população começou a comprar geladeiras importadas dos Estados Unidos, e uma das primeiras pessoas a receber uma dessas geladeiras foi o escritor Mário Souto Maior, que trouxe um refrigerador a querosene, para o interior de Pernambuco. Algumas das vantagens de se ter uma geladeira, é que diminuiu o tamanho da dispensa e os alimentos não estragavam tanto, e podia-se variar mais o cardápio.
Professora, aqui está o trabalho que havíamos tentado postar anteriormente e que mandei para o e-mail da senhora.
ResponderExcluirOlá meninas!
ResponderExcluirFaltou as referências de pesquisa.
4,0