terça-feira, 26 de março de 2013

Bacia Amazônica


Bacia Amazônica

   A bacia amazônica é formada por muitos rios, sendo eles o rio Amazonas, Negro, Solimões, Xingu, Madeira, Tocantins, Japurá, Juruá, Purus, Tapajós, Branco, Jari e Trombetas. O maior rio que compõe a bacia amazônica é o rio Amazonas.
   No Brasil, são banhados pela bacia os estados do Pará, Amazonas, Roraima, Rondônia, Acre, Mato Grosso e Amapá. Fora do Brasil, a bacia banha vários países da América do Sul, entre eles, Peru, Colômbia e Equador. Os afluentes do rio Amazonas nascem, em sua maioria, nos escudos dos planaltos das Guianas e Brasileiros na Venezuela, Colômbia, Peru e Bolívia, possuindo, assim, o maior potencial hidrelétrico disponível do país.
   A Bacia Amazônica se encontra estabelecida na planície Amazônica, portanto o relevo é plano, condição essa que permite que quase todos os rios que integram a bacia, inclusive o Amazonas, sejam navegáveis. 
   Um dos fenômenos que acontecem nesse local é a pororoca. Ela, nada mais é, do que o encontro das águas do rio com as águas do oceano, que formam ondas enormes. Essas ondas causam enchentes que derrubam árvores e destroem o que tiver na frente. Recentemente, o fenômeno tem atraído praticantes de surf, transformando-se numa atração turística regional amazônica. 
   Outro fenômeno é o fenômeno das terras caídas. Este, é formado pelo desprendimento das terras de sua margem, levando-as para outros lugares. Este fenômeno é melhor observado na região amazônica especialmente no rio Madeira, devido a velocidade de sua correnteza, este proporciona o melhor local de estudo para este fenômeno.
Uma boa reportagem sobre esse fenômeno está inserida no link a seguir:
http://www.youtube.com/watch?v=DAmvbboraxo


Nenhum comentário:

Postar um comentário